terça-feira, 17 de maio de 2011

A inflação não está para brincadeira

O ano de 2011 iniciou-se com suas atenções voltadas para os economistas que alertaram sobre o crescimento da inflação deste ano. Uma das tarefas mais complicadas na consolidação do governo Dilma, na manutenção da popularidade que havia na era Lula, é, sem dúvida, o controle da inflação. Parlamentares do PSDB e DEM acusaram a administração do PT de ser "irresponsável" do ponto de vista fiscal e, com isso, provocar a alta da inflação. O governo petista por sua vez, diz que faz de tudo para controlar as altas taxas de juros e que em aproximadamente em vinte anos o Brasil não sofrerá mais com esse tipo de crise econômica, mas até lá os brasileiros morreram ou de velhice ou sufocado pelas suas dívidas.

Alimentação e bebidas sempre foram os vilões da inflação. Em 2010 subiram 10,39% face ao ano anterior. Em seguida vêm as tarifas (ônibus, gás, energia, água) e serviços (aluguel, escola, etc). A inflação 2010 ficou em 5,91% e o Banco Central definiu como meta para 2011 um índice de 4,5%. Mas há um temor na elevação da inflação para este ano devido o aumento do consumo no Brasil, como conseqüência do crescimento da renda das pessoas, e isso é bom (pra quem irá receber dinheiro de milhões de brasileiros endividados)

Trocando em miúdos - Boa mesmo é a postura da presidente, com poucos discursos inflamados e poucas menções a grandes projetos de transferência de renda no palanque, ações de quem ainda não sabe que rumo tomar, não precisa ser um expert em economia pra saber que o Brasil não está preparado para crescer mais que 5% em sua economia, “irresponsabilidade” ou não é preciso assumir posicionamentos diretos para soluções concretas, a inflação sobe acima da meta, mas quem sofre pagando por tudo isso no final?

Nenhum comentário:

Postar um comentário