sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Democracia no Brasil


A aplicabilidade dos conceitos de democracia nos últimos tempos tem sido deturpada. A Democracia é constituída por: Povo, Nação, Estado e Governo.

Povo: Conjunto de indivíduos que possuem hábitos são costumes semelhantes, história e tradição comuns; geralmente aspiram pela unidade política na forma de estado.

Nação: sociedade de pessoas interligadas por laços culturais (tradições, idioma, usos e costumes, religião) e interesses comuns (sociais, políticos, econômicos).

Estado: povo ou nação politicamente organizado em território determinado.

Governo: conjunto de pessoas que exercem o poder político e que determinam a orientação política de uma sociedade.

Tudo isso está ligado à Soberania (Poder Originário) – que detém o poder numa sociedade, e podem ser classificados nos seguintes termos: Tirania – comandado por uma ou poucas pessoas; Oligarquia – Comandada por alguns grupos, e Democracia – comandados por todos os cidadãos. Com base nesses conceitos já podemos definir em qual ou em quais o Brasil se encaixa.

Em teoria existem dois tipos de democracia: democracia direta e democracia representativa. Democracia direta é aquela na qual o povo exerce diretamente o poder, sem necessidade de nenhum intermediário. Democracia representativa é aquela em que o povo faz-se representar, sendo o poder exercido pelos representantes em nome do povo, no Brasil exercemos a “democracia representativa” que não impede pelo menos de forma de direta a participação do povo, mas também não facilitam essa interação. Na verdade segundo o filósofo Rousseau: "nunca existiu, não existe e nunca haverá de existir um Estado verdadeiramente democrático". Na realidade, toda essa história de democracia popular, todo poder emana do povo na realidade nunca passou de uma fantasia. Isso já está claro, voto e serviço militar obrigatório, constituição aplicada parcialmente, tudo leva a crer que o Brasil esta longe de ser uma democracia, só o que importa é estar no poder e nada mais e não importa que tenha que fazer para consegui-lo.

Se continuarmos nos omitindo, servindo de escadas para incompetentes que só querem se aproveitar do poder para o bem pessoal continuaremos pagando um preço muito alto o de não viver dias melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário