sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A falência de pensamento crítico na politica

Quando discutimos com as pessoas o fato de muitos não gostarem de política, muitas citam fatos inegáveis como a corrupção e políticos não confiáveis, a descrença em seus governantes faz com que a sociedade se omita do assunto.

O desenvolvimento sustentável de uma nação depende muito da sociedade politizada e atualizada, atuando junto aos governantes e administradores públicos.

Mas a burocracia interfere diretamente no processo de participação da população nas diversas esferas políticas. A participação não é algo que simplesmente temos para usá-la, não é uma dádiva, direito assegurado talvez, mas acima de tudo é conquista de quem tem muito a perder no jogo, ao basta saber o que acontece e sim fazer algo sobre através de manifestações e protestos pelo que julgamos justo.

Na realidade, antes de participar ou ao menos buscar participação na historia política do pais a sociedade tem primeiro que saber se é o que quer, para assim reunir um grupo auto suficiente para fiscalizar e combater os fortes. Mas voltar a era de ouro da politização brasileira é mera utopia em tempos modernos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário