terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O jovem não gosta de política, será?

Encontrar hoje um jovem que se interesse por política é meio difícil, diante da qualidade de candidatos, de suas propostas ou de mesmo seu histórico. Também é característica de uma cultura bem antiga de formação de ignorantes políticos pela própria sociedade.

Um estudo da UNICEF atesta que os jovens consideram importantes os partidos políticos, tão importantes que não se filiam por acharem que não possuem amadurecimento. Mas os partidos políticos perderam sua finalidade, hoje podemos ver em algumas ocasiões partidos Comunistas e Socialistas aliados em uma mesma plataforma, o que provoca uma verdadeira confusão na hora de uma escolha, pois decisões agora são tomadas por conivência e não mais por ideologia. Mas o principal motivo do desinteresse do jovem pela política está na maneira arcaica como ela é abordada, aí entra a questão da cultura, as pessoas só ligam a política a uma coisa ruim, tirando a esperança e a atitude do “vou ser diferente, para que seja diferente”

O descontentamento com a política não se restringe só para o jovem, mas para a sociedade em geral que parece ter orgulho de ser pobre de ideais de mudança. Todos temos que nos tornar cidadão politizados para poder sugerir, reivindicar, opinar e etc. Educando a nossa juventude politicamente hoje é melhor do que combater os homens eleitos amanhã. Chega de políticos experientes, em roubo, em corrupção, pessoa que maculam a imagem da política nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário